Menu

5 de mai de 2016

RESENHA: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares




Admito que não queria vir aqui contar a vocês sobre esse livro, por que queria manter só pra mim, mas pensando melhor, eu preciso surtar com alguém, então aí vai. Eu estou falando sobre o meu mais novo livro favorito, “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, de Ransom Riggs. Todo mundo que tem um pouquinho de intimidade comigo teve que me aguentar falando sobre como eu estava perdidamente apaixonada (quase uma obsessão, acredita que sonhei com isso?!) por esse livro, que conta a história de Jacob Portman, um garoto de 16 anos, que sempre ouviu seu avô contar histórias sobre um orfanato cheio de crianças com habilidades extraordinárias, que era dirigido por uma Ave.



À medida que ia crescendo, Jake acreditava menos nas histórias de Abe, seu avô, mas depois que uma coisa muito estranha (não posso contar, é spoiler) envolvendo ele e Abe, o menino resolve que vai investigar melhor sobre essas crianças peculiares e este orfanato em que elas vivem, é aí que ele viaja com o pai para uma ilha galesa, isto é, depois de passar por diversas sessões com um terapeuta um pouco duvidoso. Ao chegar à ilha, Jacob começa suas investigações, até que se depara com uma casa em ruínas, que foi bombardeada no período da Guerra. E é assim que toda a aventura começa.





Além da história e do enredo em que o livro é construído, algumas coisas a mais me chamaram bastante atenção, e me deixaram suuuper curiosa. Primeiro de tudo foi a capa, bem sombria. Com essa garotinha flutuando, juro que fiquei com medo a principio, parece que estamos entrando para uma história de terror, mas não se engane, não é bem assim. Se pudesse definir o gênero deste livro, acho que classificaria como ficção, com um pouquinho de romance (fofo). Depois, após ler a sinopse, fiquei surpresa por ser um garoto, o personagem principal, quer dizer, isso me chamou atenção por que não estou acostumada a ler livros como este sob o ponto de vista masculino e, por favor, me deixe contar a você que é muito legal enxergar o romance sutil pelos olhos de Jacob.







Para deixar tudo com o ar muito mais sobrenatural e incrível, o autor preencheu o livro com fotografias antigas de arquivo pessoais de colecionadores. Sim, além de imaginar como o personagem é, nós podemos enxerga-lo, e aí as coisas ficam muito mais reais em nossa imaginação. Por exemplo, Millard é o garoto invisível, Horace tem sonhos com premonições e Claire tem cachinhos dourados que escondem uma boca monstruosa.






Em algum momento da história, confesso que senti falta de uma garota, ou uma personagem feminina que fizesse jus a nossa força, e eis que me deparei com Emma e a Ave, ou melhor, a srta. Peregrine, que reforçam aquela coisinha básica do “You Go, Girl!”, yeah!

Esse é apenas o primeiro volume de uma trilogia para contar sobre estas crianças peculiares. Além de “O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares”, publicado aqui no Brasil em 2011, ainda temos “A Cidade dos Etéreos”, e “Library of Souls”, que ainda não chegou ao país.






E eu aposto que você já deve ter ouvido falar sobre essa história, e sabe que o motivo? Sim, adaptação cinematográfica! Em setembro estreia o filme baseado no primeiro livro da trilogia, que conta com a direção de Tim Burton, assim como Eva Green no papel da srta. Peregrine e o fofíssimo Asa Butterfield como Jacob, além de Samuel L. Jackson. Talvez eu esteja muito ansiosa? Com toda a certeza!








Agora que eu já contei tudo o que podia, prometam pra mim que NÃO VÃO LER ESSE LIVRO, e me deixarão ser a única pessoa que conhece essas crianças. Por favor! Hahaha


Gabriela Santos





4 comentários :

  1. Me desculpe, Gabi, mas você me fez querer ler esse livro, kkkkkkkk. Já era!

    ResponderExcluir
  2. Já li o segundo e estou no aguardo do terceiro que será lançado no Brasil em Agosto, um mês antes da estréia no cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tão ansiosa para ler o segundo livro que nem me aguento. Só aquela edição já faz tudo ficar mais lindo, socorro!!! -Gabi

      Excluir

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Vanessa Neves e Jaque Design | Tecnologia do Blogger .