Menu

30 de abr de 2016

FINDI GOURMET: Panqueca, Macarrão, Tortinhas, Smoothie e Pizza

Ei, pessoal! Finalmente, depois de semanas e mais semanas exaustivas com a faculdade/estágio, pudemos voltar à ativa! E com um bocado de novidades e posts bacanas pra vocês!

Gosto muito de cozinhar e procurar receitas diferentes na internet, adaptando com as coisas que gosto e tenho em casa , então uma dessas novidades é essa tag, a Findi Gourmet. A ideia é postar receitas rápidas, fáceis e baratas,ideais pra quando você quer fazer algo diferente na cozinha, mas é fim de mês e a grana tá curta.Afinal, até o último fim de semana do mês merece algo diferente! Assim, no último fim de semana de cada mês, postarei receitas pra você comer o dia inteiro: do café da manhã ao jantar!

Pra acessar as receitas originais, é só clicar no nome de cada uma delas, antes da explicação. Eu vou ir dando minhas opiniões e dicas a respeito de cada uma ;)

E no cardápio de hoje temos:



Café da manhã: panquecas de banana.
Almoço: Macarrão com queijo
Sobremesa: Tortinhas de chocolate com doce de leite
Lanche da tarde: Smoothie de chocolate
Jantar: Pizza de frigideira

Então, preparados pra um dia de gordices delícias?

Aqui estão as receitas!
Rendimento: 2 panquecas

Fácil, rápida, gostosa e com ingredientes que você já tem em casa. Perfeita!


Tá cansado do mesmo pão com café/leite/café com leite todo dia? Ou das mesmas bolachas de sempre...? Sai da rotina com essa panqueca!

Preciso de que?


1 banana
2 ovos
Azeite
E a receita original indica acréscimos como noz-moscada mas eu fui de canela em pó porque amo <3

Como faz?

1 - Bata os ovos, a banana e a canela no liquidificador

2 - Aqueça uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite

3 - Despeje a massa na frigideira e coloque uma tampa, deixando fritar em fogo baixo. Quando a massa começar a ficar furada, vive a panqueca. Dourou? Acabou!

Dicas e segredinhos

Para melhor fritar a panqueca, cubra de azeite todo o fundo da frigideira.

A banana que usei foi pequena,então o gosto não foi tão forte. Use duas bananas, se precisar.

Muito sem graça? Salpique canela em pó e despeje mel ou calda de sorvete em cima! Outros acompanhamentos também são bem-vindos.


Rendimento: Deu pra três pessoas comerem tranquilas no almoço de hoje aqui em casa :)

Olha que cremolícia!


Macarrão é a cara do domingo em casa, né? Mas cansou do molho de tomate classicão e da típica macarronada com frango? Esse aqui é perfeito pra sair da rotina e, pra melhorar, é feito em uma única panela!

Preciso de que?



A receita original usa queijo do reino e noz-moscada (o que tem de tão bom em noz-moscada, que todas as receitas tem? Preciso experimentar!), mas eu fiz com o que tinha em casa mesmo. Também fiz em quantidade maior que a original, já que sou gulosa moro com duas garotas.

3 xícaras de macarrão tipo penne cru
3 xícaras de leite
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de mostarda 
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de queijo muçarela ralado
Sal à gosto

Como faz?

1- Lave o macarrão e reserve. Isso já dá uma amolecida nele. Amasse o alho e o coloque na panela, junto com todos os outros ingredientes - exceto o queijo.

2 - Mantenha em fogo médio, mexendo sem parar para que o macarrão não grude, até que o leite ferva.

3- Ferveu? Coloque o fogo no mínimo, e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Vá sempre dando uma mexida, para evitar que o macarrão grude.

3 - Depois disso, apague o fogo, adicione o queijo e misture bem. Seu macarrão já está pronto para ser servido!

Dicas e segredinhos

Essa receita ficou beeeeem cremosa e "colenta", porque vai muito queijo. Se não gosta disso, diminui a quantidade.

Não coloque sua quantidade habitual de sal no macarrão, pois o queijo já é salgado e, às vezes, a manteiga também é.

Eu usei muçarela por ser um queijo gostoso e barato que eu já tinha em casa, mas você pode usar qualquer um. Comprou fatiado? Pique as fatias com a mão mesmo, em pedaços pequenos.

Ama milho verde, assim como eu? Coloque no macarrão, após apagar o fogo e antes de colocar o queijo. Fiz isso de última hora hoje e deu super certo!

Quer mais queijo? Finalize colocando parmesão ralado por cima no prato.

Rendimento: 8 Tortinhas

Goxtooooosa

Essas tortinhas tem um preço mais salgado, já que você vai precisar derreter chocolate, mas valem muito à pena, naqueles domingos que imploram por doces. Achei a receita em um vídeo perdido no Facebook, e confesso que lá parecia bem mais fácil fazer tortinhas lindas. E não é que elas são difíceis de fazer, só é difícil deixá-las no formato perfeito hahaha. As minhas saíram deliciosas, mas um pouco deformadas :/

Preciso de que?



375 gramas de chocolate meio amargo
1 pote de doce de leite

E você também vai precisar de forminhas de papel para cupcake e uma bandeja pra colocar no freezer, viu? As forminhas eu creio que podem ser substituídas por copos descartáveis, mas você vai ter mais trabalho na hora de desenformar :S

Como faz?

1 -  Derreta o chocolate. Você pode fazer isso rapidinho no microondas, é só quebrar a barra em pedaços menores, colocar num recipiente refratário e esquentar por um minuto na potência média. Aí você tira e mexe. O chocolate derrete mantendo a sua forma no microondas, então você só vai saber se derreteu mesmo se mexer ;)

2- Coloque um pouco do chocolate derretido numa forminha de cupcake, cobrindo todo o fundo. Pode colocar uma quantidade generosa, porque esse chocolate também vai ter que cobrir as laterais da forminha. Mas não vai se empolgar e gastar o chocolate todo só na base! Você ainda vai precisar dele pra fechar as tortinhas hehe

3 -  Você coloca outra forminha por dentro e aperta, fazendo o chocolate subir para as laterais. As minhas forminhas são enormes, então eu não quis fazer cobrindo elas inteiras, mas isso fica a seu critério. Mas vale lembrar que, quanto maior a forminha, de mais chocolate você vai precisar,e mais recheio também. Outra dica importante aqui é tentar manter a mesma altura e espessura em todos os lados da forminha, senão sua tortinha vai sair torta, como as minhas saíram :(

Agora você coloca as tortinhas no freezer por 15 minutos. É importante colocá-las numa bandeja, senão as forminhas podem grudar no freezer.

4- Depois que o chocolate endurecer, você retira as forminhas de papel de dentro e recheia as tortinhas. Pode encher de recheio sim! Mas lembra de deixar um espacinho pra cobrir com chocolate depois :)

As tortinhas agora voltam pro freezer por mais 10 minutos.

5 - Calma, tá acabando! Agora é só cobrir as tortinhas com o restante do chocolate, pra fechá-las. Espalhe bem, pra elas ficarem lisas e bonitinhas. Mais 10 minutos de freezer e voilà!Retire as forminhas de papel e essas delicinhas estão prontas pra adoçar seu dia.

Dicas e segredinhos:

Tá com dificuldades pra espalhar o recheio e/ou a cobertura? Coloca o fundo de uma colher no meio da tortinha e vai girando o doce.

Eu usei o chocolate meio-amargo porque senão elas ficariam enjoativas de tão doces. Mas, se pra você isso de "enjoativo" não existe, vá em frente e use chocolate ao leite, ou até o branco mesmo. O importante é ser chocolate!

Você pode usar e abusar dos recheios. Usei doce de leite por ser um dos mais fáceis e baratos, mas você pode usar geleia, leite condensado, creme de avelã e o que mais sua boca desejar. E pode colocar duas camadas de recheios diferentes nas tortinhas sim!

Rendimento:750 ml

Darth Vader aprova

Esse aqui exige uma preparação básica antes: você vai ter que descascar, cortar e congelar a banana. A receita original é vegana, utilizando cacau em pó e leite de soja, mas eu dei minha improvisada XD

Preciso de que?


1 xícara de leite
1 banana média congelada
5 cubos de gelo
1 colher de sopa rasa de achocolatado em pó.

Como faz?

Bate tudo bem batidinho no liquidificador, coloca no copo e pronto! Rápido, fácil e prático.

Dicas e segredinhos

Quer um sabor mais forte? Troca o achocolatado e o gelo por sorvete de chocolate, ou por sorvetes de outros sabores.

Se você é do tipo prático, mas que adora inventar moda na cozinha, deixar um pequeno estoque de bananas congeladas no freezer é válido. Você pode usá-las em vitaminas, por exemplo, e elas vão durar mais tempo :) O mesmo vale pra outras frutas.


Rendimento: Como minha frigideira é pequena, foram 5 mini-pizzas.

Deu trabalho, mas valeu a pena

Morrendo de vontade de comer pizza, mas sem grana pra comprar? Relaxa! Essa receita aqui só leva coisas que você tem em casa. A massa é meio difícil de fazer - essa foi a receita que me deu mais trabalho -, mas o resultado vale muito a pena: fica fininho, crocante e com um gostinho de manteiga :)

Preciso de que?

Essa vai um bocado de coisa hehe

A massa leva:

1 ovo
5 colheres de sopa de manteiga amolecida, em ponto de pomada - esse detalhe é importante, pois se a manteiga estiver derretida, não dá liga
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de café de fermento
1 colher de café de sal

Você também vai precisar de algo pra esticar a massa. O ideal é rolo de macarrão, mas eu improviso com uma garrafa lisa hahaha. Um molde menor que sua frigideira antiaderente também é necessário, para cortar a massa.

O recheio é o grande curinga: pode ser feito com qualquer coisa que você tiver na sua cozinha que você ache que vai bem numa pizza. Aqui, eu tô usando:

Molho de tomate
Queijo muçarela picado
Queijo parmesão ralado
Bacon
Milho
Orégano

Como faz?

1 - Em uma tigela grande, misture o sal, o ovo, o fermento e a manteiga.

2 - Vá acrescentando a farinha aos poucos - e aos poucos meeesmo. Se você colocar farinha demais, a massa perde o ponto e você vai ter trabalho pra arrumar.

3 - Você pode começar mexendo com a colher, mas quando a massa começar a dar liga, mexa com as mãos. Quando a massa estiver no ponto, ela desgrudará de seus dedos e será fácil de moldar - quase como massinha de modelar.

Ela deve ficar mais ou menos assim
4 - Quando a massa estiver no ponto, estique-a em uma superfície lisa e plana, deixando-a bem fina. Use um molde para cortar os discos. Lembre-se: eles devem ser menores que sua frigideira.

5 - Coloque um disco na frigideira antiaderente e tampe. A receita original diz que o tempo para fritar é de 5 minutos, mas isso varia muito de fogão para fogão. Meu primeiro disco não ficou nem três minutos e saiu quase uma torrada. Então, preste atenção!

6 - Quando o primeiro lado estiver dourado, retire a frigideira do fogo, vire a massa e monte sua pizza. Volte a frigideira para o fogo, tampe novamente e deixe por mais um tempinho - até esquentar os ingredientes e o queijo derreter. Tá feito!

Dicas e segredinhos

Eu percebi que, quando a massa atinge o ponto, quanto mais você demorar pra assar, mais ela amolece - talvez porque a manteiga continue derretendo. Se isso acontecer, coloque mais um pouquinho de farinha e mexa a massa com as mãos novamente. Uma dica prática é cortar os discos assim que esticar a massa e assar um lado de todos os discos. Só depois você os coloca um por um de novo na frigideira e monta as pizzas.

Sua manteiga é muito dura? Retire-a da geladeira um tempo antes de fazer a receita, para que ela amoleça e atinja o ponto certo.

Colocou farinha demais e a massa está esfarelando? Esse problema aconteceu com algumas pessoas no post da receita original e algumas disseram que resolveram o problema acrescentando um pouco de leite. Não precisei testar isso mas, se acontecer com você, vale a pena a tentativa.

Vai usar bacon? Se quiser evitar excesso de gordura na sua pizza, frite o bacon antes em uma panela separada, para que ele libere um pouco de sua gordura. Você pode colocá-lo em uma tigela com papel-toalha, em seguida.

E vale lembrar: carnes devem ser cozidas antes de virar recheio de pizza hehe


E são essas as receitas de hoje! Gostou? Vai tentar fazer, ou já fez? Conta aqui nos comentários!

Julie Hevellyn





Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Vanessa Neves e Jaque Design | Tecnologia do Blogger .