Menu

21 de set de 2015

RESUMO DA SEMANA: Fazendo Arte com Papel


Muitos leitores - talvez não todos, mas acredito que a maioria - adoram decorar sua estante e sempre tem algum objeto pra tornar o local de descanso dos livros ainda mais especial. E eu me incluo nessa categoria de decoradores de estante! Meus livros estão sempre lado a lado com miniaturas, réplicas, qualquer coisa fofa que sirva de decoração! Nessa de buscar objetos decorativos, acabei descobrindo algo que amei: papercrafts, também conhecidos como papertoys. São objetos, em geral bonequinhos, que você pode fazer em casa, com papel! Simples, barato e fofo!

Sempre gostei de criar coisas, mesmo não sendo lá muito habilidosa pra isso, então me empolguei bastante quando "descobri" os papercrafts. Basta baixar os modelos disponíveis online, imprimir, recortar e montar! Se você, ao contrário de mim, tem habilidade com desenhos, também pode se arriscar a desenhar seus próprios modelos.


Os mais elaborados costumam ser bastante difíceis de montar, contando com várias páginas de moldes e dobraduras complicadas, mas existem alguns super bonitos e fáceis de fazer. O único problema é que muitos não vem com instrução de montagem, então você precisa observar a imagem de um montado e deduzir onde se deve cortar e como dobrar. Quem não tem muita prática pode começar com alguns cujas partes são em forma de cubo, então o processo de montagem é bem fácil, e quem já montou dados de papel na infância vai tirar de letra. Esse de Harry Potter é um ótimo exemplo disso.
Com cortes e dobras retas: fofo e fácil de montar!


Existem algumas coisas que se deve observar antes de fazer um papercraft, e a mais importante delas é o papel a ser usado: quanto mais grosso, mais firme ficará o enfeite, mas também mais difícil será de dobrar. Gosto de usar o meu papel de trouxa papel cartão, mas também se pode usar cartolina, por exemplo - basta cortá-la em tamanho A4. Não recomendo sulfite, pois é muito fino, amassa e desmancha fácil. Também é importante observar a resolução da imagem do modelo antes de salvá-la no computador e imprimir, pois uma imagem pequena demais pode ficar granulada em uma impressão A4. Outra coisa importante a se fazer é observar, antes de recortar o molde, os locais que serão dobrados na montagem, para que não corra o risco de fazer cortes indevidos. Depois disso, mãos à obra! Ah! E mais uma dica bem útil: se seus bonecos saírem com o pés um pouco tortos e por isso não ficarem em pé, vale colar a base de seus pés em um pedaço de papel, como fiz com alguns. Não fica exatamente lindo, mas pelo menos dá pra equilibrar os bonecos.
Meu maior xodó! <3

Lembrando que nenhum dos modelos que montei foi desenhado por mim, mas todos eles podem ser encontrados online, em sites como o Cubeecraft (onde todos são em forma de cubo), o Mini Papercraft (Anakin/Darth Vader veio de lá) e o Paper-Replika (Nesse aqui os bonecos costumam ser bastante fieis e, consequentemente, mais difíceis de se montar - mas são lindos!). Ah! Também dá pra achar alguns legais pelo Google Imagens mesmo, especialmente os mais simples - os de Fairy tail, por exemplo, foram achados por lá - mas é sempre bacana dar uma olhada em sites específicos, pois em muitos o arquivo está em PDF, então não aparece no Google Imagens. 


Eu já fiz vários, mas alguns dei de presente, e os primeiros, que fiz com sulfite, se desmancharam. Esses aqui são os meus atuais: Katniss Everdeen e Peeta Mellark, de The Hunger Games; um porta-trecos em forma de cano dos jogos do Mario; Sheldon Cooper, de The Big Bang Theory; Mei Misaki, de Another; Harry Potter; Happy, Lucy Heartfilia e Natsu Dragneel, de Fairy Tail; e um Darth Vader cujo capacete pode ser retirado, revelando o rosto de Anakin Skywalker!

Minha Paperfamily

Julie Hevellyn

E você, como decora sua estante? Já conhecia os papercrafts? Compartilhe sua experiência com a gente!





3 comentários :

  1. ADOREI! Simplesmente AMEI esse post, adoro decorar minha estante, adoro trabalhar com papel e até a Mei Misaki está por aqui gente! Amo Another, ela foi a primeira personagem que vi kkkk Adorei as dicas, anotadas e pronta para tentar!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! E eu também adoro Another, e já fiz até um cosplay (que infelizmente estava mais pra cospobre) de Misaki ano passado! O Papercraft dela foi o primeiro que fiz com papel cartão, e foi super fácil - além de ter o bônus de que ele tem os dois uniformes: o do colete e o do casaco. Eu preferi deixar o meu todo colado e com o uniforme do casaco fixo, mas ele na verdade é desmontável e você pode ficar trocando os uniformes! Se quiser começar por ele, o link do modelo é esse
      aqui:

      Monta e manda uma foto pra gente, pra colocarmos no nosso álbum de leitores na nossa página no facebook :D

      Excluir
  2. Meniiiiiiina
    Que coisa mais linda de se ver!
    Vou confessar que sou péssima com trabalhos manuais, mas tenho MUITA vontade de dar certo alguma coisa hahaha
    Juro que vou entrar nesses sites que voce mencionou e vou tentar montar!
    Super beijo
    Gio

    ResponderExcluir

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Vanessa Neves e Jaque Design | Tecnologia do Blogger .