Menu

4 de ago de 2015

RESENHA: After - Depois da Verdade


Não li muitos livros este ano (até agora), mas, de todos os que li, tenho que admitir que After – Depois da Verdade – foi o mais exaustivo.

Comecei a série no início do ano, me interessei pelo livro por etapas, inicialmente foi, sem dúvida, o fato de ser uma fanfic inspirada em One Direction. A segunda etapa foi a capa linda e chamativa e por último a história de Hardin e Tessa. Se não me engano, After (o primeiro volume) foi a minha primeira leitura do ano de 2015. Fiquei um pouco obcecada pelo casal e fui até a página 300 e pouco shippando fortemente Hessa, mas depois percebi que sentia mais ódio por Hardin do que amor. Mesmo assim, fiquei toda empolgada quando cheguei na Saraiva e vi o segundo volume da série, comprei na hora e deixei pra lá um exemplar lindo de Fangirl, e sim, me arrependo disso.







Adiei a leitura de After - Depois da Verdade, por alguns muitos meses com medo do tamanho do livro, são 604 páginas, porém resolvi dar uma chance em algum momento de tédio e gastei, mais ou menos, quatro semanas para ler.  A história começa do ponto final do último livro, o momento em que Tessa descobre a verdade sobre Hardin. Daí então o livro começa a se desenvolver numa coisa bastante sem graça que é o momento em que Hardin quer provar à garota que a ama de verdade, e Tessa quer provar a ele que tudo acabou. Tudo bem, você até se envolve com isso, mas chega um ponto que tudo o que você quer é dizer “CHEGA!”.

“Não posso ficar sem você. Eu tentei, e sei que você tentou também. Não tem mais ninguém no mundo para mim. Se não formos nós dois, não é nada... Sei que você sabe disso também.” (Página 170)



“Não posso prometer que não vou te magoar de novo, mas posso jurar que vou te amar até o dia em que morrer.” (Página 225)

Mas não, o livro não é de tudo ruim e cansativo, algumas coisas fizeram – poucas vezes – a coisa ser mais “leve”. Os capítulos são intercalados entre o ponto de vista do casal principal, dessa forma, não ficamos sabendo apenas o que a garota pensa. Ah, isso é bom também, por que quebra a narrativa sem graça de Tessa. Os capítulos de Hardin são mais animadinhos, e eu até ousaria dizer, mais divertidos. É bastante legal saber como ele pensa, exceto quando estão sofrendo e aí, meus amigos, é tudo um porre.




Além disso, a inserção de novos personagens e cenários é outro ponto super positivo. Agora conhecemos mais a mãe de Hardin e de Trevor. E Smith. Outra grande sacada de Anna Todd, é a aproximação de Hardin e Landon , assim como o fato de mostrar Hardin mais sensível. A questão é que todas as brigas, vai e volta de Hessa  não compensam tudo isso.

“Esse garoto tatuado, mal-educado e nervosinho me pegou de jeito e conquistou meu coração, e eu sei que, por mais que tente, não consigo me livrar dele.” (Página 174)
“Minha vida antes dele era bem simples e definida. Agora... depois dele... é só... o depois.” (Página 15)

Tive que sair correndo na Internet e pedir uns spoliers para uma amiga para conseguir continuar a leitura, e eu consegui. Os últimos capítulos são os melhores, sério, e quase faz valer a pena todo o tempo gasto com as outras páginas. E estava quase esquecendo de falar que, nesse livro Zed tem muito mais presença, o que me faz pensar o por que de Logan e Nate não participarem muito.
Talvez o melhor de tudo seja as referências ao fandom, como por exemplo, quando Tessa chama Hardin de Harold, bate uma saudade nessa parte. E também, é claro, algumas quotes.



“(...) ela tem controle total sobre mim. Pode me fazer o homem mais feliz do mundo ou me destruir com uma única palavra.” (Página 85)
“É a escuridão encontrando a luz; uma perfeição caótica; tudo o que temo, quero e preciso.” (Página 185)

O próximo livro, After – Depois do Desencontro, foi lançando em 9 de junho. A série consta com 4 volumes, mas, a Editora Paralela, responsável pelo livro no Brasil, resolveu dividir o terceiro livro em duas partes, assim a série completa no Brasil é de 5 livros. O próximo volume, ou seja, o quarto será After – Depois da Esperança e a data de lançamento é para o dia 06 deste mês.  O último livro se chamará Before, e até já tem capa, e trará a narração de Hardin, e de acordo com a própria autora, será um misto do passado presente e futuro do casal.


“Ela é o meu pecado final, mãe, e por ela aceito ser condenado com muito prazer.” (Página 208)


Anna Tood, que começou publicando After no Wattpad, e garante que deixará um aperitivo de Before lá na plataforma. Lembrando que Anna vem ao Brasil em setembro para a Bienal do Rio.


Gabriela Santos





Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Vanessa Neves e Jaque Design | Tecnologia do Blogger .