Menu

24 de jul de 2015

DICA FOTOGRÁFICA: Varal de Fotos



Juntamente com o prazer de fotografar vem a delícia de espalhar fotos pelos nossos cantinhos. Álbuns, porta-retrato, mural... Em tempos digitais manter essa peculiaridade de ter fotos impressas e acessíveis à mão, não só demonstra um carinho por momentos especiais, como também dá a qualquer lugar um toque todo autêntico.

Para deixar a criatividade brincar ainda mais, por que não fazer o seu próprio jeito de expor seus pedacinhos de positivos?

Na dica e tutorial de hoje, vou mostrar como eu fiz o meu “Varal de Fotos”. 

A ideia de literalmente pendurar fotografias é bem interessante. Oras, antigamente fotos passavam pelo processo químico da revelação e iam para varais, até que essas ganhassem suas formas. Quer representação mais referencial a costumes antigos da fotografia? 

Claro, que a ideia também não se limita a isso. Pensar num varal também me remete a espaço aberto, a sol e vento, e a ideais expostas, prontas para serem colhidas. Pendurar fotografia pode ser tão leve igual, deixando na gente o mesmo gostinho de estar ao alcance e colher lembranças.

O Varal de Fotos é bem fácil e simples de fazer. Entretanto, confesso que na minha primeira tentativa ele saiu bem improvisado e sem jeito. Havia usado barbante normal, pregadores de roupa e fita para fixar na janela. O pior é que eu sempre acordava à noite com as fotos caindo porque a fita não aguentava. 

Primeira tentativa frustrada

Pensei em uma forma mais jeitosinha de fazer e dessa vez saiu mais apresentável.


Materiais:



1)      Fita dupla face com espuma e gancho (ou anzóis) utilizados para pendurar chances. Eu preferi utilizar os ganchos para segurar o varal ao invés de pregos. Primeiro, porque não fura a parede e também porque é fácil de retirar e trocar de lugar (vocês irão perceber em algumas fotos que troquei o varal de lugar).

2)      Elástico decorativo. A vantagem do elástico é a resistência. E por ser decorativo (o que usei foi trabalhado no brilho dourado) dá um “tchan” a mais.

3)      Mini pregadores. Eu usei uns que são feitos para colocar em murais e tem imã. Acho que por serem menores eles são mais delicados. Mas também vale pregadores normais. E vale mais ainda você personalizar seus próprios.

4)      Envelopes. Eles podem servir para emoldurar fotos normais. Eu testei e achei que ficou diferente.

5)      Fotos! Do estilo que você preferir. Fica bem autêntico fazer um varal apenas de fotos estilo polaroids (olhem a dica de Gabi para fazer polaroids aqui). Eu mesclei. Apesar do meu rol de fotos diversas estarem na outra cidade (ficou meio narcisista. haha) Vale colocar bilhetinho no varal também. E o que mais quiser - e ele aguentar.

6)      Régua e estilete para a dica dos envelopes.

Preparando:

- Cole a fita dupla face atrás do suporte escolhido para suportar o varal  (no caso o gancho). Cole o suporte na parede ou onde desejar.

- Corte o tamanho desejado do elástico que acomodará as fotos. Se quiser ele mais caidinho, corte maior. Amarre as extremidades em cada suporte. 

Dicas: 



a) Para fazer as molduras com o envelope, posicione a foto bem na borda superior do envelope e depois pule 1 cm e faça uma marquinha. Esse espaço pulado serve para a foto ficar encaixada, se não ela iria cair. Depois é só contornar a foto com o estilete.

b) Após tirar a “tampa”, o envelope ficará assim. Coloque a foto dentro. Se não for boa com recortes (como eu), serve colar a foto em cima de uma tira de papel ou do próprio envelope.

c) Achei muito útil os mini pregadores terem a mola com exato lugar que poderia passar o elástico. Assim eles já ficam lá fixos e correm menos chances de caírem.

- Agora é só selecionar seus melhores momentos em fotos e pendurar!






Usem suas criatividades para compor o cenário: Pisca-pisca fica muito fofo junto!




Divirtam-se na exposição de seus retratos!

E já sabem: Tentaram fazer? Mande o resultado para a gente ver.

Paula Joane





Nenhum comentário :

Postar um comentário

© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Vanessa Neves e Jaque Design | Tecnologia do Blogger .